25 de jul. de 2025
Redação
Ou pretende crescer 30% neste ano e reforçar presença em países como México e Emirados Árabes
A Ou, empresa gaúcha que nasceu como uma indústria de plásticos, vive hoje um novo momento como referência internacional em soluções de organização. Com presença em 25 países e um portfólio com mais de 2 mil produtos, a empresa colhe os frutos de sua estratégia de internacionalização e prevê um crescimento de 30% em 2025. No primeiro semestre, o avanço foi de 25% e a previsão para o segundo é de 35%. Para 2026, a meta é manter o ritmo, com crescimento estimado em 27%.
A Ou, atualmente uma marca que une design funcional e praticidade, nasceu em 1993, em Caxias do Sul. “Eu, Nelson e Nelmir Martini criamos a empresa, no porão de uma casa, com 35 metros quadrados, inicialmente como “Martiplast”, uma fábrica de materiais plásticos terceirizados.
Porém, após três anos, um cliente que produzia xícaras térmicas contraiu uma dívida e decidiu nos dar as máquinas de produção, como forma de pagamento. Eles decidiram levar o produto para o mercado local, começaram a fazer sucesso e, com isso, passaram a desenvolver novos produtos”, conta Juarez Martini, CEO da marca.
Para manter a expansão, no ano passado a Ou ampliou sua planta de 10 mil para 33 mil m², além de investir R$ 4,5 milhões no desenvolvimento dos cerca de 200 produtos que serão lançados neste ano (sendo que 90 serão lançados em agosto), aumentando o portfólio (inclusive com outras matérias-primas, como bambu e vidro), investir nas vendas online (por meio do próprio e-commerce e de parceiros) e expandir a atuação internacional.
“Hoje temos 900 pontos de venda no México, que é nosso maior mercado fora do Brasil, mas, também, estamos expandindo a atuação em locais como os Estados Unidos e Dubai. Já com relação as vendas por e-commerce, só em plataforma própria crescemos 109% no faturamento e 70% no número de pedidos em 2024. Além disso, inauguramos no ano passado a Ou Educação, uma escola para personais organizer, que não só capacita profissionais, como fortalece a presença da marca no segmento”, diz Juarez.
Atualmente, a empresa vende em torno de 1,5 milhão de peças por mês, possui mais de 300 colaboradores e conta com 2 pavilhões, sendo um parque fabril de 10.000 m²e um centro de distribuição logístico de 23.000 m², ambos em Caxias do Sul.
Fonte: Ou
Imagem: Ou
Redação
Redação - CaraNaWeb Digital
[ Blog ]